NOTÍCIAS

Loading...
 

RESGATANDO O COMPASSO, CONSTRUINDO PONTES

Loading...

MENSAGEM

"Estudar é um dever revolucionário" Paulo Freire

SIMPLIFICAÇÃO DE RADICAIS

11/05/2012


Simplificação de Radicais Através da Fatoração

Podemos simplificar e em alguns casos até mesmo eliminar radicais, através da decomposição do radicando em fatores primos. O raciocínio é simples, decompomos o radicando em fatores primos por fatoração e depois simplificamos os expoentes que são divisíveis pelo índice do radicando.
Vamos simplificar  decompondo 91125 em fatores primos:
Como 91125 = 36 . 53 podemos dizer que:
Repare que tanto o expoente do fator 36, quanto o expoente do fator 53 são múltiplos do índice do radicando que é igual a 3. Vamos então simplificá-los:
Perceba que através da fatoração de 91125 e da simplificação dos expoentes dos fatores pelo índice do radicando, extraímos a sua raiz cúbica eliminando assim o radical.
Vejamos agora o caso do radical :
Logo 2205 = 32 . 5 . 72, então:
Como os expoentes dos fatores 32 e 72 são divisíveis pelo índice 2, vamos simplificá-los retirando-os assim do radical:
Neste caso o expoente do fator 5 não é divisível pelo índice 2 do radicando, por isto após a simplificação não conseguimos eliminar o radical.
Agora vamos analisar o número :
Note que 729 = 36, então:
Neste caso o expoente de 36 não é divisível pelo índice 5, mas é maior, então podemos escrever:
Repare que agora o expoente do fator 35 é divisível pelo índice 5, podemos então retirá-lo do radical:
Agora vamos pensar um pouco. Após a fatoração tínhamos o radical . O expoente 6 não é divisível por 5, pois ao realizarmos a divisão, obtemos um quociente de 1 e um resto também de 1. Pois bem, o 1 do quociente será o expoente da base 3 ao sair o radical. A parte que ainda ficou no radical terá como expoente o 1 do resto. Vamos a alguns exemplos para melhor entendermos a questão:
Simplifique .
Dividindo 18 por 7 obtemos um quociente de 2 é um resto de 4, logo fora do radical a base 5 terá o expoente 2do quociente e a base dentro do radical terá o expoente 4 que é o resto da divisão:
Logo:
Outro exemplo, simplifique .
A divisão de 15 por 5 resulta em quociente 3 e resto 0, pois a divisão é exata, mas não há problema. Seguindo as explicações temos:
Veja que quando o é resto for zero podemos eliminar o radical, já que o radicando sempre será igual a 1, pois todo número natural não nulo elevado a zero é igual a um:
Nos casos em que os expoentes de todos os fatores forem menores que o índice do radical como, por exemplo, em, a simplificação não poderá ser realizada.

fonte: http://www.matematicadidatica.com.br/Radiciacao.aspx
PROFA.CRIS MENDES. Tecnologia do Blogger.

QUEM SOU EU...

Minha foto
ESPECIALISTA EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR. LICENCIADA EM MATEMÁTICA PELA UNIVERSIDADE BANDEIRANTES DE SÃO PAULO. PROFESSORA DE EDUCAÇÃO BASICA II- PREFEITURA DE BARUERI E COLÉGIO AGOSTINHO.

VISITANTES